Páginas

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Pobreza e Desenvolvimento Humano


Segundo o relatório das Organizações das Nações Unidas, os contrastes socioculturais no continente africano são muito grandes. Há comunidades rurais em que alimentos, religiões, vestimentas, regras tribais e modo de vida as quais permanecem imutáveis, há centenas de anos.
Diante disso tratarmos sobre o lado de desenvolvimento humano tendo em vista aproveitar dados do dito relatôrio sobre o setor, envolvendo a infrastrurua socio-economico capaz de orientar sobre o nível do desenvolimento e os efeitos da crise econômica e financeira munidal e sua influência sobre o progresso do Marrocos.
Embora a pobreza absoluta diminuiu, o número de pobres ou quase a grande parte permance ainda elevada: cerca de 8 milhões de pessoas.

Segundo dados do Alto Comissariado de Planejamento (HCP), o período 2001-2007 registou uma redução significativa na taxa de pobreza absoluta.

Passando de 15% para cerca de 9% da população, passando a 2,7 milhões de pessoas.

No entanto, 17,5% da população tem um nível de consumo que se situa acima da linha de pobreza. Em outras palavras, um quarto da população constitui oito milhões de indivíduos os quais se situam na linha de pobreza absoluta ou susceptível.

Em relação a importante disparidade geográfica com a taxa de pobreza nas zonas rurais (14,5%) são três vezes mais elevada que a taxa de pobreza em áreas urbanas (4,8%), e 70% de pobres provenientes das áreas rurais. Os 80% dos pobres de áreas rurais não têm acesso a emprego ou trabalho remunerado.

Essa situação necessita de acompanhamento e de uma rigorosa avaliação para que possa buscar o equilíbrio orçamentário e avançar com os programas em perspectiva.

Analisando o risco e o seu impacto nos programas econômicos, como fator essencial na elaboração de propostas para os direitos humanos, respeitando as seguintes especificações:

(A) os riscos específicos para crianças menores de quatro anos (com a desnutrição, psico-social e cognitiva) decorrendo de:
(B) violência
(C) trabalho infantil,
(D), desemprego, subemprego e emprego de baixa qualidade com pouca ou nenhuma remuneração seja (Informal/formal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário